terça-feira, 3 de junho de 2008

A escolha é sua... o planeta é nosso!

Em meio a tantas informações sobre desenvolvimento sustentável, a moda é claro não poderia ficar de fora, hoje as empresas se preocupam em adaptar-se a esta mega-tendência, e quem ainda não aderiu ao movimento, acaba ficando fora da moda, afinal, com o tema sustentabilidade em voga os produtos eco-friendly (ecologicamente amigáveis) passam a ser carro-chefe de muitas coleções em todo o planeta, pois nunca se viu tanta informação sobre desenvolvimento sustentável, nunca se consumiu tantos produtos orgânicos e nunca se falou tanto sobre meio ambiente.

Vivemos num período de transição, Uma transição que alguns rotulam como passagem da sociedade urbano-industrial para a sociedade pós-industrial (Bell). Outros a qualificam como a passagem da sociedade capitalista para a sociedade pós-capitalista (Drucker). Terceiros identificam essa transição como sendo a passagem do moderno para o pós-moderno (Luotard). De fato é uma transição que se revela nas múltiplas dimensões de uma crise decorrente do esgotamento do paradigma dominante e se pré-anuncia na emergência de um novo paradigma que é o desenvolvimento nos termos sustentáveis.

A noção de desenvolvimento sustentável vem sendo utilizada como portadora de um novo projeto para a sociedade, capaz de garantir, no presente e no futuro, a sobrevivência dos grupos sociais e da natureza (Becker). Transformando-se gradativamente, em uma categoria-chave, amplamente divulgada, principalmente no modismo, inaugurando uma via alternativa onde transitam diferentes grupos sociais.

A 22° edição do São Paulo Fashion Week levantou o tema sustentabilidade, que tem a finalidade de fortalecer as ações que façam dela um negócio economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, gerando demanda e conscientização. Medidas importantes que são empregadas tanto na neutralização dos gases como no estimulo à reciclagem de lixo, na busca de tecidos mais amigáveis ao meio ambiente, e no uso de materiais certificados em seus lounges, pois o consumidores de um modo geral demonstram estar plenamente interessados em aprender sobre o desenvolvimento sustentável e valorizam tudo que seja nesta cadeia.

Um dos movimentos mais badalados da contemporaneidade é o “we are what do” (Nós somos o que fazemos) que leva suas ações nos “corpichos” de celebridades como Kate Moss e Lily Cole, que já aderiram ao movimento onde conscientiza a pessoa que através de ações diárias podemos mudar o mundo. Seus produtos ecologicamente amigáveis são sucesso de vendas pela Internet nos quatro cantos do planeta, sua eco-bag é uma das peças mais vendidas. Conheça mais no site: http://www.wearewhatwedo.org/

Salvar o nosso planeta já faz parte da consciência coletiva há algum tempo. Porém sabemos que não é tarefa simples uma mudança radical de mentalidade, mas para qualquer sentimento tornar-se uma pratica, foi preciso virar moda. Mas como pontua Maquiavel, o fim justifica os meios é “bio-lógico”! E para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, o pensamento deve ser global, mas ação é local, faça sua parte!!!


Dávila Kess

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