O texto de hoje é uma matéria do PORTAL CARREIRA FASHION e acredito que seja de suma importância a
leitura para todos nós. Eu já identifiquei que eu tenho que começar o dia parando 10 minutinhos para a organização das tarefas, e você?
Será que pode mudar algo para melhor a
otimização do seu tempo?
Espero que a
leitura seja útil a você também...
Como você tem aproveitado seu tempo? Segundo a consultoria paulista
Tríade do Tempo, que ouviu mais de 15 mil pessoas entre os anos de 2005 e
2007, os brasileiros jogam fora dois terços de seu dia com atividades inúteis
e urgentes. “Vivemos em um mundo extremamente dinâmico e rápido, e por isso
temos vários instrumentos que podem nos tirar do foco: a rapidez das
informações, as redes sociais”, revela a psicóloga Rafaela Duque, do CPPL,
que enumera a falta de organização e planejamento entre os principais vilões
do tempo produtivo no trabalho.
Além desses, o dia a dia possui outros pequenos vilões capazes de
roupar minutos preciosos que poderiam ser dedicados a outras atividades. O
e-mail, por exemplo, toma uma média de três horas diárias dos brasileiros.
Sites de comunidades virtuais, bate-papo e afins, também podem ser viciantes
e grandes distrações no trabalho. E até as reuniões profissionais podem agir
contra a produtividade caso não tenham planejamento e objetivos definidos,
levando à perda de foco.
Para a profissional, a impressão de “tempo perdido” pode gerar uma
série de sentimentos na pessoa, da angústia à sensação de insucesso. “É
preciso que a pessoa faça uma reflexão sobre os fatores que levaram a não
cumprir o planejado, pois o cotidiano e a vida são dinâmicos e estão em
eterna mudança”, pondera Rafaela. “Com essa reflexão, podemos avaliar o que
não deu certo no cumprimento das tarefas e propiciar novas maneiras de pensar
e resolver as pendências”, completa.
Para aliviar a pressão do tempo, algumas ideias podem ser colocadas em
prática. “Seria interessante adquirir o hábito de ter uma agenda, na qual a
pessoa possa fazer um planejamento de seu dia e da semana e eleger seus
afazeres. Importante também ter uma lista de prioridades e anotá-las para que
não sejam esquecidas”, explica Rafaela Duque. “Caso a pessoa não se adapte ao
estilo da agenda, que procure um que combine com sua personalidade e rotina,
como anotações em papeis que estão sempre visíveis na mesa, utilização das
ferramentas de um smartphone ou de quadros na sala visíveis para todos da
equipe”, completa.
No caso dos e-mails, uma alternativa seria definir horários durante o
dia para a leitura e escrita de mensagens, que poderiam ser organizadas em
pastas personalizadas. Já os bate-papos e sites de comunidades virtuais
poderiam ser restritos aos horários de pausa no trabalho. Outras dicas são
separar algo como dez minutos para planejar as tarefas do dia; definir
prioridades na agenda; e saber dizer “não” quando necessário.
“Importante que seja feita uma reflexão sobre o porquê de não se estar
sendo produtivo: se é uma questão de desorganização e planejamento ou se são
questões de outra ordem – como não se identificar com a atividade realizada,
não estar estimulado a produzir, se existe alguma dificuldade com as pessoas
envolvidas com o trabalho ou mesmo se alguma situação da vida pessoal está
afetando o dia a dia e sua organização”, avalia a psicóloga Rafaela Duque, do
CPPL. E você, como tem aproveitado seu tempo?
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Autor: Brava Comunicação
Foto: Google imagens
Tenha um bom dia.
D.K
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