sábado, 25 de fevereiro de 2012

Entrevista: Vanessa Horita - PERSONAL STYLIST


“Vestir uma mulher não é cobri-la com ornamentos, mas sim sublinhar o significado do seu corpo e realçá-lo, envolver a natureza em um contorno capaz de acentuar sua graça” Paul Poiret


Vanessa vi esta frase e me lembrei de você. Senti a necessidade de conhecer mais um pouco da sua profissão e suas influências, aproveitar para apresentar aos leitores um pouco mais sobre o seu trabalho como Personal Stylist e desvendar algumas curiosidades da prestação de serviço deste profissional.

Sendo assim é com imenso prazer que começaremos uma série de entrevistas à fashionistas em toda a cadeia e versatilidade que a moda nos proporciona, portanto o MODA PARA QUEM FAZ MODA entrevista hoje a Personal Stylist Vanessa Horita.






  • Vanessa, antes de mais nada, é um prazer tê-la aqui no MODA PARA QUEM FAZ MODA. Gostaríamos de saber qual sua formação ? Quando você começou a se interessar por moda e qual sua relação com ela?
Primeiramente, gostaria de agradecer o convite por está aqui e poder falar um pouco do meu trabalho. Me formei em Administração de empresas (UNICEUB-DF) e estou me preparando para minha pós, mas decidi casar antes. Minha relação com moda acredito que vem da história da minha família, nossa principal produção hoje em dia é algodão. Mas desde a época (umas duas décadas passadas) que eu brincava com a Barbie e confeccionava as roupas com retalhos, já sentia uma conexão com a moda.

Sempre gostei de me vestir diferente, mas transparecendo minha personalidade leonina nada fácil. Em 2007 fui morar nos Estados Unidos e fiz um curso chamado “COTTON SCHOOL”, fiz com o intuito de ajudar meu pai a “vender” algodão mundo a fora. Mas foi lá nesse curso que aprendi literalmente tudo sobre o algodão, desde a plantação, colheita até a sua coloração e venda final. Foi aí que o desejo de aprofundar na moda surgiu. Depois que terminei o curso em Memphis no Tennessee (http://cotton.memphis.edu/aboutmemphis.php) fui morar em Nova York e Dallas e foi nessas duas cidades que meu contato com a moda se tornou constante quase obrigatória, principalmente em NYC, onde você respira moda 24 hrs, aí nasceu minha paixão por estampas, coloração, tecelagem e até classificação do algodão (você classifica o branco do algodão, que tem 8 variações). Depois de um ano nos EUA visitando fábricas voltei para o Brasil como uma fome de moda e poder fazer algo pela minha cidade, foi aí que surgiu a idéia de criar alguma coisa relacionada à moda, que até então não sabia exatamente o que era.

Terminei meu curso de administração, que por sinal sou muito feliz por ter feito, pois me ajuda em todos os aspectos da minha vida hoje em dia. Saí de Brasília de coração partido, com a mala cheia de idéias, ótimos contatos e muita vontade de poder fazer algo pela minha cidade.


  • Quando você decidiu iniciar um trabalho na área quais foram os principais desafios da carreira?
Os desafios existem em qualquer segmento de qualquer porte. Eu encontrei em Barreiras-Ba uma certa dificuldade com os fornecedores e a falta de profissionais capacitados na área, porque no restante tudo flui muito bem, pois as pessoas aqui têm sede de novidade e está sempre oferecendo algo diferente para seus clientes. Surpreendeu-me, mas a mentalidade dos lojistas de Barreiras está cada vez mais aberta às novas idéias.


  • O que levou você a desenvolver este trabalho de imagem pessoal? E o que você acha mais importante no seu trabalho?

Na verdade, alguns lojistas que conheço vieram até a mim para pedir ajuda com decoração, vitrina, treinamento de modelos para desfile, algumas amigas de Brasília me pediam ajuda e participei de muitos lançamentos, o qual me proporcionou grande experiência e um contato maior com o cliente e lojista.

Enfim, entrei de cabeça e tive um excelente resultado, criando assim uma variedade de serviços que uma Personal Stylist pode oferecer, mas o que conta mesmo é saber que seu cliente ficou satisfeito com o trabalho realizado e o que foi ensinado está sendo aplicado no dia-a-dia. A relação Personal Stylist e seu cliente vai muito além da montagem de um look ou da organização do closet, acredito que um relacionamento é construído e fortalecido a cada encontro.


Fotos : Vanessa Horita

  • A organização do guarda-roupa é fundamental para a visualização das roupas. Como é feito este trabalho?
A organização do Closet é fundamental e ajuda muito, mesmo que tem ou não tempo para compor looks, escolher bolsa, sapatos e jóias. Sempre falo que deveria ser obrigatório um closet dentro de casa, facilita muito a vida da gente. Mas quem não tem o espaço, a organização acontece da mesma forma

No primeiro encontro, acontece um bate-papo, pois é muito importante a Personal Stylist conhecer seu cliente e suas vontades e para que aconteça uma conexão entre as duas. Começamos limpando o Closet, separando as roupas que vão ser doadas, as que mais usam e as que menos usam, bottons ( shorts, saias e calças) separadas dos Tops. Tem clientes que gostam de separar por cores e outros não, depende muito. Depois de tudo pendurado no cabide correto fica mais fácil de visualizar, então pendurar o máximo que puder, depois usar caixas para separar as jóias, maquiagem, bolsas, chapéus e lenços. Em seguida monto um book com as fotos vestindo os looks que montamos além de trocar conhecimento e muitas dicas.


Fotos: google imagem 

  • Onde você busca inspiração no seu trabalho como Personal Stylist? Revistas? Livros ? Sites ? Blogs? Quais?
Meu noivo costuma dizer que eu já acordo inspirada. Como eu também escrevo 3 vezes por semana para um site de moda do Rio de Janeiro (www.madamesimoes.com.br) na aba “NO MUNDO”, tenho uma coluna na Revista A de Barreiras, assim preciso estar inspirada sempre.
Não tenho uma fonte fixa, leio revistas, livros, televisão e outros blogs, os meus favoritos são: LOOKBOOK www.lookbook.nu é ótimo para inspirar nas fotos dos mais diferentes estilos; Chic da Gloria Kalil www.chic.ig.com.br; www.menrepeller.com; www.naodurmohadias.com.br e vários outros.
Gosto de blogs com conteúdo, que realmente enriqueçam, seja com uma dica, informação, uma história ou apelas pelo modo como escreve (Tudo bem que eu não sou lá essas coisas para escrever como a Dona Dávila Kess, mas to me empenhando! risos).

Fotos: Google Imagem

  • Por falar em inspiração existe algum estilista ou marca que você utiliza como referencia para seus clientes?
Olha, eu tenho um contato muito forte com a moda internacional, afinal minha família exporta algodão, mas ao mesmo tempo sinto a necessidade de prestigiar quem é de casa. Muitas vezes no meu bate-papo com o cliente, eu falo das marcas DVF, PUCCI E ELLI SAAB, são minhas paixões, mas a cliente pode não conhecer ou não gostar. Então aqui no Brasil minhas inspirações vem da Cris Barros, Camila Klein, Patrícia Bonaldi e BO.BÔ e etc. Falando de marcas nacionais fica mais fácil do cliente ter acesso e poder visualizar o que quer.

Fotos: Jacques Dequeker para Cris Barros

  • Qual o investimento em média para se ter uma consultoria de imagem ou personal stylist? 
Fiz vários pacotes, tanto para lojas quanto pessoal, para que encaixasse na realidade de Barreiras. Mas o investimento médio para uma consulta como Personal Stylist com identificação do estilo próprio e looks prontos por uma semana é de R$ 150,00. Tem inclusive um serviço de Personal Shopper, o qual a personal acompanha o cliente às compras, esse serviço saí por R$ 100,00.


  • O que você pensa sobre “ESTAR NA MODA”? Você acredita que é seguir um calendário de tendências? Ou acha que explorar isso junto com a personalidade de cada um trás um resultado mais satisfatório? E quanto isso é importante para o seu trabalho?
     Uma frase que gosto muito da Coco Chanel, “A MODA NÃO É ALGO PRESENTE APENAS NAS ROUPAS. A MODA ESTÁ NO CÉU, NAS RUAS, A MODA TEM A VER COM IDÉIAS, A FORMA COMO VIVEMOS E O QUE ESTÁ ACONTECENDO”.

      Acredito muito no que essa frase diz e confesso que venho “matutando” na minha cabeça uma definição melhor que essa. É claro que há outras definições e cada um entende como quiser, assim sendo, eu digo que a moda é uma linguagem só, que cada um tem sua maneira de expressar sem ferir o outro, é ter o seu próprio estilo e se sentir bem ao mesmo tempo. Para estar na moda não é necessário seguir as tendências à risca e sim saber se você está adequado ou não para a situação em que se encontra. É com certeza adequando a personalidade da pessoa com a moda, consegue-se um excelente resultado. Todos têm personalidade, basta saber descobrir isso em cada um, seu guardo roupa pode dizer muito mais de você, do que você mesmo.

Fotos: Vanessa Horita

  • Existe uma receita para a pessoa se vestir adequadamente ou intuição e sensibilidade fazem toda diferença em sua opinião?
Na minha humilde opinião, bom senso é a melhor receita. Cada ocasião requer uma roupa, basta você saber se está ou não adequada, com certeza isso faz a diferença.


  • Vanessa para finalizar, que dica você daria aos estudantes de moda e aos profissionais que futuramente pretendem se tornar Personal Stylist e Consultores de imagem? 
Primeira dica: GOSTAR DO QUE FAZ, a moda pode te transformar e mudar sua cabeça, se não tiver uma meta definida. Para se tornar um Personal Stylist requer leitura, conhecimento, aprendizagem, paciência e muita criatividade e gostar dessa diversidade que a moda nos proporciona.

Segunda dica: O conhecimento que conseguimos absorver durante o tempo de estudo é algo que ninguém pode tirar de você.

Terceira dica: Não deixar que sua opinião influencie na opinião do seu cliente. No mais é só fazer tudo com prazer e empenho, que no final o reconhecimento virá.

Foto: Google Imagem

Bem, se você se interessou em conhecer mais os serviços da Vanessa  é só entrar em contato pelo e-mail: vaness@horita.com.br


Desde já agradeço o seu tempo e disposição para esta entrevista Vanessa, agradeço de coração o carinho para comigo e ao nosso cantinho aqui e saiba que estamos sempre à disposição.

Um beijinho a todos, tenham um ótimo final de semana e até a próxima.

Um comentário:

  1. Olá Vanessa,



    1.Conheci você de nome no mês passado quando estive aqui em Barreiras conversando sobre moda e afins;



    2.Fiquei sabendo também que dia 24.09 terá(se não mudou)um desfile organizado por você. Como eu retornaria e gosto de moda desde sempre ,interessei-me e marquei minha passagem somente para o dia 25.09.



    3.Não conversei sobre o objetivo do desfile mas gostaria de saber sobre as condições para participar;



    4.Li hoje uma entrevista sua no Blog da Dávila Kess.



    5.Conheço mais você do que você à mim...mas.. gosto de gente, de bichos de estimação, tento ser sempre justa,

    fui manequim e modelo (já faz algum tempo, rsrsr)sou avó;tenho algumas riquezas raras:filhos,netos,marido,irmãos e amigos!!!

    6.Hoje trabalho com Desenvolvimento Humano nas Organizações e estou aqui à trabalho mais uma vez;



    Abçs,



    Marta Ayres

    P.S.Tentei o e-mail mas foi devolvido,desculpe-me se esse lugar não for adequado.Meu e-mail: martayres@ig.com.br

    ResponderExcluir