quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ACHADOS.... MODA E CINEMA!

Dias desses eu estava vasculhando o universo infinito dos Blogs e encontrei um deliciosamente interessante, o tema chamou atenção desde o primeiro olhar : MODA E CINEMA, ao adentrar no link me empolguei com o tema, aliás com os temas, logo após toda a leitura fui conhecer a proprietária do ambiente me deparei com uma conterrânea e isso me entusiasmou ainda mais, Jô Souza, professora de moda da FMU e BAIANA.

Na sua descrição de perfil encontrei dois vídeos e um deles me chamou muita atenção, se trata de um Desfile performance Moda & Literatura, organizado pelos alunos do curso de Moda da FMU, sob a direção e a coordenação da Profª Jô Souza, como parte da programação da 5ª Semana de Moda promovida pela Livraria Cultura.



Num experimento em que a moda é tratada como expressão de cultura, o desfile ultrapassa os limites das passarelas e invade as ruas de São Paulo. Sem perder de vista as possibilidades de mercado, estudantes e professores se nutrem na inesgotável fonte de inspiração da literatura para desenvolver 18 criações (looks) de grande impacto. Personagens como Dorian Gray, Macabéa e Chico Chicó desfilarão pelas principais avenidas próximas ao Conjunto Nacional, vestindo as criações (roupas) que evocam o universo criativo de onde vieram.



O objetivo do projeto é estimular a pesquisa da cultura brasileira e da literatura como repertório e suporte para a criação e o desenvolvimento das coleções de moda. Assim, de maneira surpreendente e encantadora, o Desfile performance Moda & Literatura traduz os signos literários por meio do vestuário, proporcionando uma experiência sensorial inesquecível à população paulistana.



Os Looks propostos foram inspirados nas obras dos escritores Clarice Lispector, Ariano Suassuna , Nelson Rodrigues, Aloísio de Azevedo, Marcelo Rubens Paiva, Hilda Hilst, Oscar Wilde, Roberto Drumonnd, Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Este evento aconteceu em 2008 e Jô já prevê a edição 2009 do MODA E LITERATURA, enquanto isso ficamos ansiosos pelo próximo trabalho.

Fica aqui então a indicação do Blog da Jô: MODA E CINEMA: http://modacine.blogspot.com/

Mais sobre a moça:
http://www.vladi.com.br/fmu/

Fotos: Vladimir Fernandes

See y

Dávila Kess

4 comentários:

  1. foi incrivel fazer parte desse evento , divulgar a literatura , e abrir novos caminhos de inspiração para moda!
    Obrigada pela divulgação

    Débora Fernandes (estudante 8º sem fmu)

    ResponderExcluir
  2. Realmente é muito bom ter a Jô como nossa orientadora, ela nos proporciona momentos de aprendizado e prazer!!!

    Carla Sizino (estudante 8º semestre- Moda - FMU)

    ResponderExcluir
  3. davila....
    querida

    tudo pronto para o próximo desfile MODA E LITERATURA!!

    Como posso enviar para vc.
    beijos jo

    ResponderExcluir