quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Papiers à La Mode

Está em cartaz na FAAP, a exposição PAPIERS À LA MODE, das artista Isabelle de Borchgrave e Rita Brown, juntas produziram uma coleção surpreendende de vestidos de papel em tamanho real, que já rodou o mundo, da qual cobre os 400 anos da história da moda.


Agora você se perguntou, quem são estas mulheres?

Isabelle de Borchgrave, é nascida em Bruxelas, estudou na Centre des Arts Decoratifs and at the Academie Royale e há trinta anos dedica-se às artes, com especial predileção pelo papel. Sua dedicação ao material e sua experiência, transformaram-na em autoridade no assunto.
Rita Brown– esta figurinista de teatro e opera já passou pelo Victoria & Albert Museum, em Londres e pelo Fashion Institute of Technology, em Nova York.

Com dois tipos de papel as artistas representam trajes e acessórios (sapatos, chapéus, bolsas e xales) em tamanho natural, usando apenas tintas,elas representam renda, sedas e tafetás através da técnica de tromp l’oeil, a propósito TROMP L´OEIL é uma expressão francesa que na prática seria a ilusão de ótica causada por determinadas técnicas artísticas.


Da união da técnica TROMP L´OEIL com o conhecimento em moda surgiu esse belíssimo projeto que reproduz figurinos dos 400 anos de história da moda, desde a Paul Poiret, Chanel, o new look da Dior, quimonos japoneses e até um vestido da imperatriz Eugênia.

Como diz o texto de Denise Pollini, no catálogo da exposição: “ Como se pudéssemos parar por um instante o carrossel delirante da moda e, na superfície, dar-nos a conhecer o vestido abajur de Poiret, as múltiplas cores de seda plissada de Fortuny, a sutileza de um padrão, de um dobra”.


Então quem tiver nas proximidades de São Paulo não deixe de dar um pulinho no

Museu da Arte Brasileira na FAAP

Rua Alagoas, 903- prédio 1

Pacaembu

São Paulo
ENTRADA FRANCA

Ou se você está escondida (o) como eu entre no site de Isabelle e tenha acesso a todas as fotos da exposição em alta definição.
http://www.isabelledeborchgrave.com/en/projects_4.cfm



ENJOY IT
E até a próxima!

Fonte: Acessoria de imprensa
crédito das fotos: Divulgação

Edição: Dávila Kess

Nenhum comentário:

Postar um comentário